domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -18


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 18

Edição 1512 - Publicado em 19/Junho/1999 - Página A7
Quando Shin-iti esteve novamente em Kansai dois meses antes, soube que o número de membros que estudavam na Universidade de Quioto havia aumentado. Ele logo conversou com Goro Watari, coordenador da Divisão dos Estudantes Universitários, e decidiu promover um curso sobre a escritura “Os cento e seis itens”.
Shin-iti escolheu essa escritura por tratar-se de uma das mais importantes e por elucidar as diferenças entre os ensinos de Sakyamuni e Tient’ai e os de Nitiren, em cujo teor são destacados cento e seis diferenças básicas que norteiam a superioridade do Budismo de Nitiren Daishonin. Essa escritura foi endereçada a Nikko Shonin em janeiro de 1280, quando Daishonin estava com 59 anos de idade. 
Por ser um curso para estudantes, Shin-iti escolheu essa escritura apesar de seu conteúdo ser extremamente profundo e de difícil compreensão. Além do estudo propriamente dito, ele pretendia ensinar também o método dedutivo, que caracteriza o pensamento oriental, para os estudantes que estavam mais acostumados com o método indutivo do pensamento ocidental, pelo fato de o método dedutivo ser fundamental para a compreensão das escrituras de Daishonin. E a escritura escolhida era a mais adequada para aprender esse método. 
Os estudantes se prepararam para o primeiro dia do curso lendo previamente a matéria. Entretanto, apesar de seus esforços, não conseguiram entender quase nada. Shin-iti iniciou o curso procurando conhecer cada um de seus participantes: 
— Nós vamos estudar juntos a escritura “Os cento e seis itens” por algum tempo. Assim, antes de mais nada, gostaria de conhecê-los melhor. Por isso, solicito a gentileza de cada um fazer a sua apresentação pessoal.
Entre os participantes, Shin-iti conheceu os irmãos Itaru e Isamu Nomura que estavam atuando como líderes do grupo de estudantes da Universidade de Quioto. Embora fosse o mais velho e apesar da diferença de três anos entre os irmãos, Itaru estava no segundo ano de Agronomia enquanto Isamu já cursava o terceiro ano de Economia. Esse atraso ocorreu pelo fato de Itaru ter interrompido os estudos por alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário