domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -26


Nova Revolução Humana


ESPADA PRECIOSA - 26

Edição 1514 - Publicado em 10/Julho/1999 - Página A7
O grande mestre Tient’ai da China comparou os ensinos essenciais à Lua e os provisórios, à imagem dessa Lua refletida numa lagoa para explicar a superioridade dos ensinos essenciais que revelam a verdade sobre a vida. Era uma comparação entre a verdade em si e a teoria sobre essa verdade. 
Por ser uma questão difícil de entender, Shin-iti explicou-a da seguinte forma: 
— A teoria é um meio para explicar um fato, mas não é o fato em si. Por exemplo, as atividades da vida humana são contínuas e se alteram a todo instante, mas a essência da vida permanece imutável. A explicação dessas atividades da vida em contínua interação com o ambiente é aplicável universalmente e constitui-se na verdadeira teoria. Portanto, o importante é cultivar uma visão que possa analisar uma teoria e saber se ela conduz realmente à verdade. Devemos ter os pés firmes no mundo real para chegar a esse discernimento, sem nos iludir com as fantasias pregadas por outras religiões. A essência de tudo é nossa própria vida e nós somos a própria realidade. Não devemos ser indivíduos fanáticos que consideram uma teoria ou ideologia como absoluta. Isso provocou muita opressão ao ser humano no decorrer da história. Vocês que estão cultivando a sabedoria como estudantes devem impedir a repetição dessa trágica ocorrência.
Na explanação da parte final da escritura “Os Cento e Seis Itens”, Shin-iti disse:
— Em todos os fenômenos, seja no movimento das ondas do mar ou dos ventos, podemos verificar o que é essencial e o que é efêmero. Isso ocorretambém em nossa vida diária e é importante discerni-los corretamente. Por exemplo, para vocês que são estudantes, o ato de estudar é o ponto essencial, enquanto passar os dias apenas se divertindo é efêmero. Mesmo que estejam estudando com afinco, se for apenas para alcançar suas ambições pessoais, terão uma vida vazia e sem sentido. Porém, se estudarem para cultivar a capacidade em prol do Kossen-rufu com forte senso de missão, este ato será essencial para o futuro de vocês e de todas as outras pessoas. Em conclusão, nossa essência é a de Bodhisattvas da Terra que surgiram neste mundo para promover o Kossen-rufu. Portanto, mesmo que no futuro ocupem importantes posições na sociedade, considerem sempre o Kossen-rufu como fator essencial de sua vida.

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