domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -36


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 36

Edição 1517 - Publicado em 31/Julho/1999 - Página A7
Entretanto, estimulado pelo movimento da Soka Gakkai para promover o Kossen-rufu seguindo o testamento de Nitiren Daishonin, o clero da Nitiren Shoshu começou a tomar algumas providências para reconstruir o Hokkeko. 
Apesar de reorganizá-lo com a formação da Confederação Nacional do Hokkeko, seus integrantes continuaram mantendo o orgulho de que deveriam receber maiores considerações do que os membros da Soka Gakkai por serem praticantes tradicionais da Nitiren Shoshu. Eles nutriam certa inveja pelo avanço da Gakkai e chamavam seus membros de “novatos”. Não aceitavam também o fato de a sociedade considerar a Soka Gakkai como a própria Nitiren Shoshu. 
Os mais exaltados chegavam a ofender os membros da Gakkai dizendo:
— Vocês ficam bradando com todo o orgulho que são membros da Gakkai, mas não passam de praticantes novatos da Nitiren Shoshu. Na verdade, nós somos praticantes de uma categoria superior a vocês. Por isso, não convertam ninguém que venha a manchar nossa reputação! 
Os membros da Gakkai suportaram pacientemente essas ofensas e continuaram empenhando-se nas atividades em prol do Kossen-rufu assumindo a missão de conduzir as pessoas para a felicidade. 
Shin-iti sentia uma dor muito grande no coração quando tomava conhecimento dessas ofensas contra seus companheiros e do comportamento degradante dos bonzos.
Diante desses fatos, ele comunicou à direção do clero a situação e solicitou que algumas medidas fossem tomadas para disciplinar a conduta dos bonzos. Entretanto, o clero não acatou essa recomendação e nada foi feito para resolver o problema.
Havia, porém, um fator que justificava essa inércia dos bonzos que faziam parte da diretoria do clero: muitas reclamações referiam-se ao comportamento degradante dos próprios membros da diretoria.
No dia 8 de julho, Shin-iti Yamamoto participou da solenidade de inauguração de uma sede regional na cidade de Fujinomiya, Província de Shizuoka, onde se localiza o Templo Principal da Nitiren Shoshu. Esse local estava sendo aberto para servir como centro de controle da peregrinação de três milhões de pessoas que seria iniciada em abril do próximo ano para comemorar a inauguração do Daikyakuden. 
Logo que chegou à sede regional, Shin-iti reuniu-se com Ritsu Oyama, responsável pela Regional Shizuoka, e outros dirigentes centrais da localidade. 
Oyama era também vice-responsável pelo Departamento de Peregrinação. Devido à sua função, mantinha muitos contatos com a direção do clero e conhecia muitos detalhes da situação do Templo Principal. 
Oyama disse com seriedade: 
— Nesta região, pelo fato de sediar o Tempo Principal, residem muitas famílias que são do Hokkeko há muitas gerações. Conseqüentemente, existe um grande número de membros do Hokkeko que critica muito os membros da Gakkai e os menospreza como novatos na prática da fé. Entretanto, eles não fazem Gongyo dizendo que podem alcançar a iluminação porque ouvem todos os dias os sinos do Templo Principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário