domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -45


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 45

Edição 1519 - Publicado em 14/Agosto/1999 - Página A7
O presidente Toda era muito severo com os bonzos que manchavam o Budismo de Nitiren Daishonin. Ele não se calava quando via o aspecto degradante de um membro do clero. Chegava até a repreendê-los rigorosamente. 
Por isso, quando Toda visitava o Templo Principal, os bonzos de conduta indigna se escondiam e não apareciam diante dele. Porém, quando ele se retirava, voltavam às rodas de bebidas e diziam blasfêmias contra Toda. 
Muitos membros da Gakkai trabalhavam no Templo Principal. Alguns deles, não suportando mais tudo que viam e ouviam, desabafavam para seus dirigentes com lágrimas nos olhos. 
Apesar dessa situação, Toda procurou proteger a Nitiren Shoshu combatendo os bonzos maldosos. Além disso, empenhou todos os esforços para recuperar a prosperidade do Templo Principal, que havia perdido grande parte de seu patrimônio com a reforma agrária empreendida pelo governo japonês logo depois do término da guerra. 
Ele restabeleceu a base financeira do clero, reformou o Pagode de Cinco Andares, construiu o Hoanden, o Daikodo e templos em várias localidades do Japão. Promoveu essa prosperidade com o único desejo de que o clero despertasse para a missão de herdar e transmitir o espírito de Nitiren Daishonin e de Nikko Shonin a fim de realizar o sagrado empreendimento do Kossen-rufu juntamente com a Soka Gakkai. 
O objetivo principal de Toda era restabelecer a verdadeira prática da fé dentro do clero. Por essa razão, não recuou um passo sequer diante das heresias dos bonzos e combateu-os com rigor. Era realmente um ato de benevolência budista, o caminho para a reforma religiosa tendo como propósito a concretização do Kossen-rufu. 
Quando Toda pressentiu a morte, chamou seu discípulo Shin-iti Yamamoto e de seu leito confiou-lhe as seguintes palavras: “Lute sem tréguas contra as maldades que se alojaram no clero, está bem, Shin-iti? Jamais afrouxe as mãos do ataque!” Foi um testamento deixado para seu discípulo. 
Pela experiência de ter sido abandonado pelo clero quando foi preso e de ter vivenciado a história do Templo Principal, Toda se preocupou com o futuro da Gakkai e de seus membros mesmo estando próximo de sua morte. Ele sabia que o grande mal que poderia destruir a realização do Kossen-rufu estava nos bonzos trajados com os mantos clericais do poder e do autoritarismo. Toda estava decidido a impedir a degradação do clero a fim de proteger o Budismo de Nitiren Daishonin.

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