domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -9


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 9

Edição 1510 - Publicado em 05/Junho/1999 - Página A7
Um dos participantes apresentou a seguinte questão: 
— Que tipo de pessoa pode ser qualificada como possuidora de sólida fé? 
Quem fez a pergunta chamava-se Kenji Samejima, um jovem que se transferiu do Hokkeko para a Gakkai logo depois da posse de Shin-iti como presidente. Era formado na Universidade de Tóquio e trabalhava como funcionário do jornal Seikyo Shimbun.
Algumas pessoas diziam que ele era sincero e um futuro valor. Porém, outros o avaliavam como um homem muito ambicioso e acreditavam que ele havia ingressado na Gakkai por achar ser mais vantajoso do que ficar no Hokkeko. 
Shin-iti percebeu esses aspectos do caráter de Samejima. Era também de seu conhecimento que ele criticava constantemente a atuação dos veteranos como se fosse o único a pensar no futuro da Gakkai. Entretanto, todas as pessoas possuem diversas facetas em seu caráter. O budismo dita que o bem e o mal são como as faces de uma moeda e ensina que as pessoas possuem em seu âmago tanto a natureza de Buda como a de Devadatta que atentou contra a vida de Sakyamuni. 
Shin-iti sabia que os jovens tinham defeitos e virtudes e seu desejo era fazer com que todos que batessem à porta da Gakkai pudessem crescer como seres humanos dignos da confiança de seus companheiros. 
Respondendo à pergunta de Samejima, Shin-iti disse: 
— Uma pessoa de sólida fé é aquela que está decidida a viver juntamente com a Gakkai e com os veteranos que labutam em prol do Kossen-rufu por mais que seja repreendida ou criticada injustamente. 
Ele falou olhando diretamente nos olhos de Samejima e resolveu observá-lo por trinta anos porque o tempo acaba revelando o verdadeiro caráter de uma pessoa. Se ele continuasse firme na prática da fé durante trinta anos, certamente venceria a si mesmo e realizaria brilhantemente a sua revolução humana. Caso continuasse agindo com interesse vil aproveitando-se da Gakkai para alcançar suas ambições, chegaria um momento que teria de se afastar da organização por si mesmo. 
Shin-iti acompanhou o empenho de Samejima e procurou oferecer novos campos de atuação. Contudo, sem entender o intuito de Shin-iti, convenceu-se de que era o melhor e o mais inteligente entre os jovens líderes da Gakkai. Isso fez com que ambicionasse tomar a Gakkai em suas mãos. 
Samejima tornou-se mais tarde vice-presidente, porém voltou-se contra a Gakkai e seguiu o triste caminho de um homem fracassado na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário