domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -42


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 42

Edição 1518 - Publicado em 07/Agosto/1999 - Página A7
Mais tarde, na época da Segunda Guerra Mundial, quando o governo militar decretou a unificação das seitas religiosas como parte das medidas para manter o controle ideológico da população, alguns membros do clero da Nitiren Shoshu manifestaram-se favoráveis. 
Contudo, o presidente Makiguti pediu insistentemente ao clero para que tentasse obter uma autorização do governo a fim de que a Nitiren Shoshu pudesse manter-se independente no processo de unificação. Graças aos esforços de Makiguti, essa autorização foi expedida em março de 1941. 
Porém, em setembro desse mesmo ano, o clero mandou apagar quatorze trechos das escrituras de Nitiren Daishonin temendo que o governo militar acusasse a Nitiren Shoshu de manter pensamentos subversivos e contrários ao xintoísmo estatal. Esse ato de alterar os ensinamentos do Buda Original é comparável àqueles cometidos pelos cinco discípulos principais da época de Nitiren Daishonin que queimaram as escrituras e mudaram os trechos escritos em katakana (letras mais simples da escrita japonesa) após o seu falecimento, considerando que essa forma de escrever era humilhante. 
Esses atos de heresia culminaram com a aceitação do talismã xintoísta pelo clero da Nitiren Shoshu, que recomendou o mesmo procedimento aos membros da Soka Gakkai. 
Como resultado da veemente recusa dos presidentes Makiguti e Toda, eles acabaram sendo detidos e atirados na prisão. Diante desse fato, o clero exonerou esses dois líderes do quadro de adeptos da Nitiren Shoshu e proibiu a peregrinação dos membros da Soka Gakkai ao Templo Principal. Essas medidas foram tomadas imediatamente pelo clero para livrar-se de qualquer envolvimento com a Gakkai. Apesar de se dizer mantenedora do verdadeiro espírito de Nitiren Daishonin, o clero cortou friamente as relações com a Gakkai temendo as opressões do governo militar. 
Esses fatos históricos demonstram claramente a natureza real da conduta dos clérigos da Nitiren Shoshu. Eles preocupavam-se unicamente em garantir a própria sobrevivência e a de seus familiares, evitando correr qualquer risco para proteger o Budismo de Nitiren Daishonin.
De acordo com as escrituras, a promoção do Kossen-rufu a era conturbada dos Últimos Dias da Lei é inevitavelmente acompanhada de adversidades e perseguições. Por isso, esse sagrado empreendimento só pode ser realizado por pessoas decididas a devotar a própria vida. 
Apesar de Nikko Shonin ter recomendado não poupar a própria vida até que o Kossen-rufu fosse concretizado, os clérigos da Nitiren Shoshu não tiveram nenhuma consciência de agir conforme essa recomendação. Eles se escondem sob vestes clericais e buscam apenas uma vida abastada como bonzos, abandonando o espírito necessário para impulsionar o Kossen-rufu e juntando-se a pessoas poderosas para manter essa postura conservadora.

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