domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -4


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 4

Edição 1509 - Publicado em 22/Maio/1999 - Página A7
A orientação individual não é algo fácil de fazer. Entre os companheiros, existem diversos tipos de membros: pessoas que recusam o diálogo sobre a prática da fé, pessoas que não querem receber visitas ou aquelas que têm críticas contra a Gakkai. Além disso, existem membros que estão imersos nos problemas de doença ou dificuldades financeiras e não encontram uma única esperança na vida. 
Não é nada fácil visitar essas pessoas. É preciso usar toda a sabedoria para conversar com elas, criar a amizade, incentivá-las a dialogar sobre a prática da fé até conseguir ensinar a importância da prática diária do Gongyo e do Daimoku. É muito mais difícil que planejar uma atividade ou falar numa reunião. Entretanto, os dirigentes que se empenham em desenvolver as pessoas estão na verdade exercitando seu próprio crescimento. Por isso, essa atuação é chamada de exercício budista. 
É muito simples promover as atividades relacionando-se somente com as pessoas que comparecem nas reuniões. Contudo, isso não contribui para a expansão do Kossen-rufu. 
Os dirigentes devem se conscientizar de que o palco principal das atividades da Gakkai encontra-se na extensão das reuniões, isto é, no relacionamento com cada um dos membros. O segredo do progresso da Soka Gakkai encontra-se nessa rede de relacionamento tecido por meio da orientação individual. Da mesma forma como uma frondosa árvore é sustentada pela rede de raízes que penetram profundamente no solo, a Gakkai mantém-se firme graças à rede de orientação individual. Os dirigentes indolentes e covardes não conseguem promover esse tipo de atividade. A orientação individual é um ato de coragem e de persistência. Por essa razão, as pessoas que lutam lada a lado com as pessoas e promovem a orientação individual são os verdadeiros e corajosos mensageiros e filhos do Buda. 
Shin-iti Yamamoto tinha certeza de que o futuro da Gakkai seria cada vez mais promissor se os dirigentes da Divisão dos Jovens se empenhassem na orientação individual. Essa atuação criaria uma correnteza cada vez mais ampla de valores humanos da mesma forma como um rio aumenta o volume de água e amplia seu leito à medida que percorre uma grande distância. 
Contudo, se os dirigentes dos jovens negligenciarem o empenho na orientação individual, cortarão com suas próprias mãos as raízes da grande árvore chamada Gakkai. 
Por esses motivos, Shin-iti falou sobre a importância da orientação individual na reunião de dirigentes da Divisão das Moças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário