domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -25


Nova Revolução Humana


ESPADA PRECIOSA - 25

Edição 1514 - Publicado em 10/Julho/1999 - Página A7
O curso de estudo da escritura “Os Cento e Seis Itens”, que teve a participação dos estudantes da Universidade de Quioto, constituiu-se de sete sessões e foi encerrado em agosto do ano seguinte. 
Depois de um breve intervalo, Shin-iti deu continuidade ao curso com o estudo do Ongui Kuden (Registro dos Ensinos Orais) de Nitiren Daishonin, incluindo no grupo os dirigentes da Divisão dos Estudantes de Kansai. 
Shin-iti havia estudado a escritura Os Cento e Seis Itens” sob a orientação do presidente Toda. Diariamente, depois do trabalho, reunia-se com Toda para receber as explanações de cada um dos cento e seis itens. Foi uma explanação que o fez conhecer a ilimitada profundidade e abrangência da filosofia budista. Foi uma transmissão dos ensinos do mestre para seu discípulo. 
Quando terminou a explicação do primeiro item, que se estendeu por três dias, o presidente Toda disse:
— Procure gravar no seu coração tudo o que lhe expliquei. Se você estudar compenetradamente o primeiro item e entender sua profundidade, compreenderá naturalmente os demais cento e cinco itens como também todas as escrituras de Daishonin. De toda forma, procure entender corretamente cada palavra e cada item. Quando você estiver na posição de explanador, não será permitido nenhum erro. 
Toda explicava de dois a três itens a cada dia. Porém, quando percebia que Shin-iti estava desatento, ele fechava o Gosho e dizia:
— Desisto! Não sou nenhuma máquina para ficar falando sozinho! 
Por isso, Shin-iti deu tudo de si do começo ao fim da explicação anotando tudo o que era falado por seu mestre. Todos os espaços em branco das páginas do Gosho ficaram totalmente preenchidos com suas anotações. 
Quando explanou a mesma escritura para os estudantes da Universidade de Quioto, procurou explicar o mais detalhadamente possível considerando o fato de eles não terem um conhecimento mais aprofundado sobre o budismo. 
Além disso, com base nessa escritura, que estabelece as diferenças fundamentais entre o budismo de Sakyamuni e o de Nitiren Daishonin, explicou aos estudantes sobre os ensinos essenciais e provisórios, aplicando-os na vida real para que aprendessem o modo de vida mais correto como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário