domingo, 21 de agosto de 2011

Espada Preciosa -41


Nova Revolução Humana


Espada Preciosa - 41

Edição 1518 - Publicado em 07/Agosto/1999 - Página A7
Essa comemoração estava programada para outubro de 1931. A seita Minobu pretendia conquistar a posição máxima entre as demais seguidoras dos ensinamentos de Daishonin com a obtenção do manuscrito “Verdadeiro Ensino” solicitado ao imperador. 
O Ministério da Educação, que exercia o controle jurídico das entidades religiosas, exigiu que essa solicitação tivesse o consentimento dos representantes legais de todas as seitas da linhagem dos ensinos de Nitiren. 
Os diretores da seita Minobu apressaram-se em obter essa aprovação e marcaram também um encontro com o então sumo prelado da Nitiren Shoshu, Nikkai Abe. 
Apesar de a petição dirigida ao imperador declarar que o Monte Minobu era o local que abrigava o túmulo de Nitiren Daishonin, o sumo prelado Nikkai Abe apoiou a seita Minobu e consentiu em assinar a petição apresentada. 
Na verdade, tempos depois do falecimento de Nitiren Daishonin, Nikko Shonin abandonou o Monte Minobu justamente por ter se transformado num local de heresias praticadas por Mimbu Niko, um dos seis principais discípulos de Daishonin, e pelo administrador daquela área, Hakiri Sanenaga. Eles mandaram erigir uma estátua do Buda Sakyamuni como também freqüentaram santuários heréticos. 
Considerando que o Monte Minobu não era mais um local digno, Nikko Shonin decidiu abandoná-lo levando consigo os restos mortais de Nitiren Daishonin. 
Por essa razão, o ato de Nikkai de consentir e assinar a petição da seita Minobu foi uma clara oposição ao espírito de Nikko Shonin e uma traição aos ensinamentos do Verdadeiro Budismo. Essa história de heresias começou a ser combatida com o surgimento da Soka Gakkai. Em 11 de março de 1955, quando ocorreu o Debate de Otaru, os líderes da Gakkai refutaram os erros da Minobu e provaram a legitimidade do Dai-Gohonzon consagrado no Templo Principal da Nitiren Shoshu, como também que o túmulo de Nitiren Daishonin não se encontrava no Monte Minobu.
Esse debate foi coordenado por Shin-iti Yamamoto, que na época era um dos líderes da Divisão dos Jovens. A sua participação foi decisiva para provar que a Soka Gakkai era a mais digna e legítima seguidora do Budismo de Nitiren Daishonin. A vitória da Gakkai nesse debate preservou o espírito fundamental com que Nikko Shonin procurou defender os ensinamentos de Nitiren Daishonin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário